Escolha uma Página

As cirurgias plásticas reparadoras surgem como uma solução para um dos principais problemas enfrentados pelos pacientes que passam pela cirurgia de redução de estômago: a sobra excessiva de pele, complicação que acontece em decorrência da perda de grande quantidade de peso em um curto espaço de tempo.

Muito além do fator estético, as cirurgias plásticas reparadoras cumprem o papel de devolver o bem-estar físico e emocional ao paciente, tendo em vista que o excesso de pele pode atrapalhar a locomoção, bem como provocar infecções, dermatites e assaduras.

Quer saber em quais situações as cirurgias reparadoras são indicadas? Neste blogpost, o Dr. Rodrigo Wobeto vai falar sobre o assunto. Confira!

Quando e para quem é indicado?

De acordo com o grau de flacidez remanescente da cirurgia de redução de peso, uma cirurgia plástica ou a combinação de mais de um procedimento pode ser recomendada pelo cirurgião plástico. A insatisfação pode ser tanto estética como por motivos de saúde e bem-estar, já que o excesso de pele pode gerar dificuldades de locomoção ou causar infecções de fungos na pele.

A indicação ocorre ao haver a estabilização do peso, entre 1 e 2 anos após a cirurgia, visto que o ganho ou a perda de peso pode ocasionar danos nos tecidos, como estrias e flacidez. 

O candidato ideal deve estar saudável e desejar manter uma vida com bons hábitos, através de exercícios físicos e de uma alimentação balanceada. O amadurecimento psicológico e práticas saudáveis são fundamentais para o sucesso da cirurgia plástica reparadora.

Abdominoplastia

Esse procedimento é recomendado quando há excesso de pele na região abdominal, atuando na diminuição da flacidez ocasionada pelo rápido emagrecimento decorrente da cirurgia bariátrica. A abdominoplastia elimina o excesso de pele da barriga e modela a região, tornando-a mais firme e uniforme. A recuperação requer o uso de malha de compressão para evitar o acúmulo de líquido na região, cuidados com a postura ao caminhar e dormir e repouso por um período de até 2 meses.

Mamoplastia

Também conhecido como mastopexia, o procedimento retira o excesso de pele das mamas, reposicionando-as e deixando-as mais firmes, podendo ser realizado em conjunto com a colocação de prótese de silicone para o aumento dos seios, no caso das mulheres.

A recuperação é rápida, mas exige cuidados. Evite realizar esforço físico e dormir de barriga para baixo ou de lado por pelo menos 1 mês, pois pode trazer complicações para a cicatrização. 

Lower body lifting

A vantagem dessa cirurgia de contorno corporal é que ela corrige de uma só vez a flacidez da região inferior do corpo, como tronco, abdômen, nádegas, virilha, culotes e lateral das coxas. O lower body lifting pode ser realizado em combinação com a lipoaspiração, removendo gordura localizada e proporcionando resultados incríveis.

Lifting dos braços

Esse procedimento visa corrigir o excesso de pele dos braços e, além do caráter estético, promove melhorias na gesticulação e na locomoção do operado. A incisão é feita na virilha, podendo se estender até o joelho. A recuperação do procedimento é rápida e o resultado final pode ser observado em 3 meses.

Lifting facial

A região da face também pode apresentar excesso de pele após uma cirurgia de redução de peso, sendo necessária a realização do lifting facial. O procedimento também ajuda na suavização de rugas, deixando o rosto mais firme e liso. 

Os procedimentos reparatórios são fundamentais para trazer melhorias para o bem-estar e a autoestima do(a) paciente, porém é fundamental conversar com o médico para alinhar as suas expectativas com os resultados possíveis e escolher o procedimento ideal para o seu caso. 


Conte com a expertise do Dr. Rodrigo Wobeto e agende uma consulta para esclarecer as suas dúvidas. Confira mais conteúdos sobre o universo da cirurgia plástica e saúde no blog!