Escolha uma Página

Lipoaspiração e abdominoplastia são procedimentos muito desejados no verão por quem se sente desconfortável ao expor o corpo. Identificou-se? Lembre-se de sempre refletir antes de tomar uma decisão importante como essa.

Se, depois de pensar bastante, você concluiu que cirurgia plástica na região do abdômen resgatará sua autoestima, vamos primeiro entender algumas diferenças. Assim, você poderá ter uma ideia de qual procedimento será indicado no seu caso.

A diferença entre lipoaspiração e abdominoplastia

Lipoaspiração remove gordura. No entanto, essa cirurgia plástica não visa combater obesidade ou ajudar quem deseja perder quilinhos. É um procedimento indicado para pacientes que estão em busca de contorno corporal. Outro fator importante sobre lipoaspiração é que não é indicado para pessoas com excesso de pele, muitas vezes causado após uma grande perda de peso ou pela gravidez, por exemplo.

A abdominoplastia, por sua vez, remove excesso de pele, retirando um pedaço dela, abaixo do umbigo, para esticá-la e corrigindo a excedência de epiderme. Diferente da lipo, não se retira gordura, e sim corrige-se a parede do abdômen e restaura-se a musculatura da região, melhorando seu contorno geral. Uma aspecto importante da abdominoplastia é que ela está associada à flancoplastia, já que retira o excesso nas laterais, isto é, aquilo que sobra na calça quando a pessoa senta.

Assim sendo, em outras palavras, enquanto na lipoaspiração retira-se gordura, na abdominoplastia remove-se excesso de pele e ajusta-se os músculos do abdômen.

É possível fazer os dois procedimentos?

Sim. Há, inclusive, um nome para a lipoaspiração e abdominoplastia em um único procedimento combinado: a lipoabdominoplastia. Contudo, é extremamente importante lembrar de que não são todos que devem fazê-la e que um bom médico sempre indicará somente o que é necessário.

Para pacientes com uma camada de gordura significativa no abdômen e flacidez de pele e muscular, em casos específicos, a lipoabdominoplastia é indicada. A melhor maneira de saber qual procedimento você precisa (lipoaspiração, abdominoplastia ou lipoabdominoplastia) é conversando de maneira clara com seu cirurgião plástico. As orientações valem tanto para mulheres quanto para homens!

Homem medindo a barriga

Se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário abaixo. Nós, da equipe do Dr. Rodrigo Wobeto, estamos sempre à disposição para ajudá-lo a tomar a melhor decisão. Conte conosco!