O verão é uma estação do ano em que a procura por cirurgias plásticas se intensificam, justamente por ser um período de férias, tanto do trabalho quanto da universidade. Dessa forma, embora qualquer tipo de procedimento cirúrgico precise de uma série de cuidados, no verão, a atenção deve se intensificar.
Por isso, neste post, o Dr. Rodrigo Wobeto separou algumas dicas para você se preparar de uma maneira mais adequada para um pós-operatório durante o verão. Confira!
Faça um bom planejamento
Preparar-se bem para uma cirurgia plástica durante o verão requer, principalmente, um bom planejamento. Isso porque, dependendo do procedimento, será necessário um período de recuperação maior. Além disso, nos meses de temperaturas altas, devido a fatores relacionados à vasodilatação, por exemplo, pode demorar um pouco mais o pós-operatório.
Por isso, planejar o período de recuperação é importante, afinal, você precisa garantir o repouso durante o tempo definido pelo médico-cirurgião. Programe suas férias, seja do trabalho ou dos estudos, para assegurar o tempo necessário de recuperação em total repouso e sem outras preocupações além do pós-operatório.
Não descuide da hidratação
Com as temperaturas elevadas, os cuidados com a hidratação devem ser redobrados. O pós-operatório de uma cirurgia plástica requer um corpo bem hidratado para a recuperação ser mais rápida e o processo de cicatrização ser mais eficiente.
Por isso, a recomendação é consumir mais água, pois, em dias de muito calor, perde-se muito líquido. Além de água, você pode também apostar em sucos, sobretudo os de laranja, limão e tangerina, afinal, são frutas ricas em vitamina C, o que ajuda na cicatrização. Evite, no entanto, o excesso de bebidas muito açucaradas.
Cuidados com o sol
O verão, claro, é uma estação solar, o que, sem dúvida, traz muita alegria e energia às pessoas. No entanto, para quem está se recuperando de uma cirurgia plástica, o sol não é indicado. Portanto, cuide-se nas primeiras semanas após o procedimento cirúrgico e evite a exposição aos raios solares.
Os cuidados em relação ao sol devem permanecer, principalmente, no primeiro mês após a cirurgia ou até o inchaço ceder. Depois desse período, se o médico autorizar, você pode se expor gradualmente ao sol, porém não esqueça de utilizar protetor solar, sobretudo na região cicatrizada.
Não entre no mar nem em piscinas
Durante o período do pós-operatório, não é recomendado a paciente frequentar praias ou piscinas. Embora seja muito agradável frequentar esses lugares nos meses de verão, pode ser arriscado. Isso porque esses ambientes aumentam os riscos de infecção na região em que foi realizada a cirurgia plástica.
Ficar longe da praia ou da piscina pode ser ruim nesses meses em que o calor intenso obriga as pessoas a se refrescarem das mais variadas formas. No entanto, pense pelo lado positivo: nos próximos verões, você poderá aproveitar as temperaturas mais elevadas na praia e na piscina, exibindo os excelentes resultados da sua cirurgia plástica, com a autoestima renovada e com muito mais confiança!
Realizar um procedimento cirúrgico durante o verão, sem dúvida, requer muitos cuidados. Porém, com essas dicas simples, os resultados aparecerão rapidamente e você estará muito satisfeita com as transformações em seu corpo! Quer esclarecer mais dúvidas? Agende uma consulta com o Dr. Rodrigo Wobeto! Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre cirurgia plástica, saúde e bem-estar? Acesse o nosso blog e baixe o aplicativo do Dr. Rodrigo Wobeto.
Comentários