Escolha uma Página

Após uma cirurgia plástica, o processo de cicatrização é muito importante para os resultados do procedimento, além de ser muito complexo, na medida em que a regeneração de um tecido envolve uma série de cuidados. Mesmo em cirurgias plásticas em que são feitas incisões pequenas e em locais discretos do corpo, é necessário atenção com a formação das cicatrizes, a fim de que elas permaneçam imperceptíveis.

Mas, afinal, quais tipos de cuidados são necessários para evitar o surgimento de cicatrizes grandes, alargadas e escurecidas? Com dicas simples e seguindo todas as recomendações do seu médico-cirurgião, você vai perceber que os cuidados com a cicatriz após a cirurgia são mais fáceis do que você imagina. O Dr. Rodrigo Wobeto explica com mais detalhes. Confira! 

Repouso adequado

Embora seja uma dica muito comum após uma cirurgia plástica, o repouso nem sempre é obedecido, o que pode prejudicar na formação do tecido novo. Isso porque realizar esforço físico no período de recuperação de um procedimento cirúrgico pode prejudicar as suturas, atrapalhando o processo de regeneração. 

Por isso, é essencial ficar em repouso durante todo o período recomendado pelo médico, o que pode variar de acordo com o tipo e a região do corpo em que foi realizada a cirurgia plástica.

Evite exposição ao sol 

Evitar expor-se ao sol é uma dica muito importante, sobretudo no período do ano que antecede o verão, época em que os raios solares estão ainda mais intensos. Isso porque os raios podem deixar as cicatrizes mais escuras do que o restante da pele, o que, sem dúvida, colabora para deixá-las marcadas e em evidência.

O ideal, portanto, é respeitar as recomendações do seu médico, evitando sair à rua durante o processo de recuperação. Após a região da cicatriz adquirir o mesmo tom natural da pele, a exposição ao sol pode ser feita de forma cuidadosa e gradual, sempre combinada com o uso do protetor solar. 

Hidratação

Outra dica importante para garantir uma boa cicatrização após a cirurgia plástica é se manter bem hidratado. Ingerir corretamente a quantidade ideal de água por dia é fundamental, afinal a pele necessita de hidratação, sobretudo durante o processo natural de regeneração. 

Por isso, cuidado com a hidratação. Além disso, recomenda-se evitar a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, na medida em que o álcool é uma substância diurética, o que facilita a desidratação.

Alimentação balanceada

Manter uma alimentação balanceada é essencial para o processo de cicatrização. Isso porque alguns alimentos são prejudiciais para a regeneração de um tecido, o que pode, inclusive, retardar a formação da cicatriz. Por isso, evite refeições com alimentos ricos em gordura saturada, em sódio e em açúcar refinado. 

Foque, portanto, em alimentos saudáveis. Assim, a recuperação da cirurgia plástica fica mais ágil e o processo de cicatrização também. Frutas ricas em líquidos e em vitamina C, como laranja, limão e abacaxi, são ótimas opções. Além disso, legumes, vegetais, cereais integrais e carnes magras ajudam a compor refeições saborosas que vão contribuir para um bom processo de cicatrização.

 

Com cuidados simples, as cicatrizes após a cirurgia plástica tendem a permanecer discretas e não deixar o corpo cheio de marcas, fazendo com que os resultados do procedimento cirúrgico ganhem ainda mais evidência, o que, sem dúvida, vai refletir na autoestima e na autoconfiança.

Quer esclarecer mais dúvidas sobre cirurgia plástica? Agende uma consulta com o Dr. Rodrigo Wobeto. Gostou das dicas? Acompanhe o blog para mais sugestões sobre saúde, beleza e bem-estar, e baixe o aplicativo do Dr. Rodrigo Wobeto.