Escolha uma Página

Manter a boa forma, além de trazer inúmeros benefícios para a saúde física, traz vantagens para a saúde psicológica, uma vez que aumenta a autoestima e a confiança. No entanto, atingir a melhor forma não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, tanto a prática de atividades físicas quanto uma dieta balanceada não dão conta de gerar aquele contorno tão desejado. Assim, a lipoaspiração, a lipo HD e a lipoenxertia podem ser grandes aliadas para se chegar ao corpo ideal. 

Todos esses procedimentos cirúrgicos vão ajudar a manter o corpo harmonizado e a retirar a gordura localizada, além de preencher regiões corporais que necessitam de volume. Mas você conhece a diferença entre as três cirurgias? Nesse post, portanto, o Dr. Rodrigo Wobeto vai esclarecer mais detalhes sobre as principais diferenças entre lipoaspiração, lipo HD e lipoenxertia. Vamos conferir!? 

Lipoaspiração

A lipoaspiração é um dos procedimentos cirúrgicos mais procurados por pacientes no Brasil. Ela é uma grande aliada na harmonização, retirando excesso de gordura de algumas partes do corpo, como abdômen, braços, coxas, entre outras. A lipoaspiração não é um tratamento para emagrecer, mas sim um procedimento que visa a tirar as camadas indesejáveis de gordura. 

De acordo com o médico-cirurgião, que determinará os locais mais indicados para a remoção da gordura acumulada, a paciente é submetida à cirurgia da seguinte forma: o cirurgião faz pequenas incisões em locais discretos, introduz a cânula e, com a ajuda de um dispositivo próprio de sucção — lipoaspirador tradicional ou vibrolipo —, retira o material em excesso. A duração do procedimento cirúrgico varia de acordo com a quantidade de gordura a ser retirada da paciente.

Lipoaspiração HD

Além da lipoaspiração tradicional, existe também a lipo HD — sigla que, em inglês, significa High Definition, isto é, alta definição, em português. Essa técnica é um aprimoramento do método tradicional e tem um objetivo um pouco diferente. A lipo HD visa aos contornos musculares, ou seja, a técnica consiste em retirar a gordura de determinados locais indicados pelo cirurgião para reforçar visualmente o contorno dos músculos. 

A técnica foi desenvolvida há cerca dois anos por um cirurgião colombiano chamado Alfredo Hoyos para trazer a aparência de abdômen trincado. O Dr. Rodrigo Wobeto trouxe ainda mais inovação à técnica. O cirurgião retira a gordura da região e depois injeta uma quantidade pequena nos músculos, o que ressalta o volume do abdômen, trazendo uma aparência mais natural de definição. A Lipo HD é uma técnica mais moderna, mais procurada e que também oferece resultados mais interessantes aos objetivos das pacientes. Saiba mais.

A recuperação de ambas as técnicas, embora não seja complicada, requer cautela, sobretudo nos primeiros dias, afinal, são cirurgias que exigem sempre muita atenção. Por isso, é fundamental seguir todas as recomendações do seu médico. Na primeira semana, é comum a paciente apresentar inchaço, hematomas e desconforto local.

Para ajudar no processo de recuperação, o uso da cinta compressiva é, sem dúvida, um grande aliado. Ela vai auxiliar na absorção dos líquidos que causam o inchaço inicial, comprimindo a pele. O médico pode indicar o uso de acordo com o modelo mais recomendado para o seu caso.

A cicatrização da lipoaspiração e da lipo HD também é bem simples, mas requer cuidados. Os processos contam com a utilização de cânulas de calibre pequeno, o que, na prática, faz com que o cirurgião faça incisões bem pequenas na pele. Além disso, o profissional escolhe locais discretos ou até mesmo regiões que não serão vistas, como, por exemplo, na marca do biquíni. Assim, cuidados com a alimentação, a hidratação e a exposição ao sol vão auxiliar no sucesso do processo de cicatrização da lipoaspiração

Lipoenxertia

Já a lipoenxertia,ou lipoescultura, é um procedimento diferente, pois, ao contrário da lipoaspiração,que retira a gordura de uma determinada região, a lipoenxertia insere a substância da própria paciente em locais específicos do corpo, com o intuito de aumentar o volume e modelar a região. 

Ou seja, o médico cirurgião retira, através da lipoaspiração, gordura de locais como o abdômen, as costas, as coxas e os braços, trata o material e o recoloca nas regiões desejadas. Em geral, a lipoenxertia é utilizada para esculpir os glúteos, os seios e algumas partes do rosto de maneira mais ampla, não somente os músculos como na lipo HD.

Assim como a lipoaspiração e a lipo HD, a lipoenxertia também é feita por meio de pequenas incisões para a introdução das cânulas, através das quais é infiltrado o material na região determinada pelo médico. Um procedimento realizado em pacientes que já estão em cirurgia.

A recuperação da lipoenxertia pode gerar desconforto nos primeiros dias, mas tende a ser mais tranquila nas semanas seguintes. Por isso, seguir todas as recomendações do médico-cirurgião é fundamental para a agilidade e segurança da reabilitação.

A cicatrização também não apresenta complicações, na medida em que as incisões também são pequenas e ficam em locais estratégicos. Assim como na lipoaspiração, ao seguir todas as recomendações de alimentação, de hidratação e de exposição solar, o paciente terá resultados ainda mais satisfatórios.

Essas são as principais diferenças entre lipoaspiração, lipo HD e lipoenxertia, três procedimentos cirúrgicos que vão auxiliar você a atingir a forma física desejada. Com a técnica de médicos experientes, você terá resultados surpreendentes com muita segurança e tranquilidade. Para esclarecer mais dúvidas, baixe o aplicativo do Dr. Rodrigo Wobeto aqui. Quer estar por dentro de mais conteúdos? Acompanhe o nosso blog