Escolha uma Página

A mamoplastia é uma das cirurgias plásticas mais procuradas pelas pacientes do Brasil. O procedimento consiste em aumentar ou diminuir o tamanho dos seios, além de modelá-los de forma mais harmônica e proporcional. A mamoplastia, sem dúvida, é uma excelente ferramenta clínica para reforçar a autoestima e melhorar a confiança. No entanto, para o procedimento ter os resultados esperados, além da perícia do médico cirurgião, é necessário ter uma série de cuidados após a cirurgia.

Por isso, neste post, o Dr. Rodrigo Wobeto vai mostrar quais são os principais cuidados que você deve ter no pós-operatório para ter uma recuperação rápida e segura em sua mamoplastia. Confira!

Repouso e restrição dos movimentos

A mamoplastia é um procedimento cirúrgico que exige incisões nos tecidos, ou seja, é um processo que gera traumas na pele. Assim, para se ter o melhor resultado da cirurgia plástica, é essencial que se tenha muita cautela em relação ao repouso, sobretudo nos primeiros dias após o procedimento, e também  à restrição de movimentos, garantindo, assim, uma cicatrização eficiente.

 O período em que a paciente deve ficar em repouso pode variar de acordo com as indicações do médico cirurgião, mas, em geral, a recomendação é de até uma semana de descanso. Além disso, é necessário se ter cuidado com movimentos bruscos dos membros superiores, pois eles exigem muito dos músculos do peitoral, o que pode comprometer a qualidade do resultado da cirurgia, além de causar dores e desconfortos.

Uso do sutiã pós-cirúrgico

Outro cuidado fundamental que a paciente deve ter ao realizar a mamoplastia é o uso do sutiã pós-cirúrgico. O acessório, recomendado pelo médico, dará sustentação aos seios para a nova posição, além de evitar sangramentos e desconfortos. O sutiã é feito com materiais específicos que vão garantir a segurança da recuperação, facilitando a cicatrização e evitando quaisquer complicações. O tempo de uso pode variar de caso para caso, mas geralmente o médico indica por um período de 30 dias de uso contínuo, só retirando-o quando a paciente for tomar banho.

Alimentação equilibrada

Alimentar-se com qualidade, claro, é fundamental para manter uma vida saudável. Quando se passa por um procedimento cirúrgico, no entanto, os cuidados com a alimentação devem redobrar, já que o corpo precisa se recuperar das lesões causadas pela cirurgia, necessitando de mais vitaminas e nutrientes para realizar o processo com mais eficiência.

Por isso, a paciente deve introduzir na dieta um reforço de frutas e vegetais, principalmente as folhas verdes, pois, por serem ricas em vitaminas do complexo B, auxiliam o sistema imunológico e ajudam a evitar infecções. Além disso, carnes magras são bem-vindas por serem ricas em proteínas, muito recomendadas por favorecerem a cicatrização. Também é muito importante a ingestão de líquidos, afinal, manter a hidratação é fundamental para a recuperação ideal da pele.

Exposição ao sol

Nos primeiros meses, é aconselhável não se expôr ao sol, pois a radiação dos raios ultravioletas podem causar danos às cicatrizes, tornando-as mais escuras, o que traz uma aparência desagradável. Em razão disso, muitas pacientes optam por realizar procedimentos cirúrgicos durante os meses de outono e inverno, em que os raios solares estão mais fracos e menos prejudiciais à pele.

Atividades físicas

Além do repouso absoluto nos primeiros dias, a paciente submetida a uma mamoplastia precisa suspender quaisquer atividades físicas. Aos poucos — e sob indicação médica —, é recomendado, em geral, esperar de 15 a 30 dias para retornar aos exercícios.

A mamoplastia vai auxiliar na autoestima e na confiança da paciente, porém, para se ter os melhores resultados, é necessário escolher um profissional gabaritado e seguir todas as indicações recomendadas. Agende, aqui, sua consulta com o Dr. Rodrigo Wobeto para esclarecer mais dúvidas sobre a mamoplastia. Gostou das nossas dicas? Acompanhe nossos conteúdos no nosso blog!