Escolha uma Página

Sem dúvidas, o Brasil é uma superpotência quando o assunto é cirurgia plástica. O país, atualmente, ocupa a segunda colocação no ranking de países que mais realizam esse tipo de procedimento, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética, somente em 2017, o Brasil teve 11 milhões de operações com finalidades estéticas. Alguns procedimentos, no entanto, são mais populares do que outros: aumento das mamas, lipoaspiração, cirurgia de pálpebras e rinoplastia, por exemplo, estão no topo da lista. 

Neste post, o Dr. Rodrigo Wobeto vai trazer com mais detalhes as principais características das cirurgias mais realizadas no Brasil. Vamos conferir!? 

Aumento das Mamas

A insatisfação com o tamanho das mamas é um dos principais fatores que levam as pacientes a fazerem uma mamoplastia de aumento. Esse procedimento aumenta e projeta os seios, melhorando inclusive o equilíbrio do corpo e, claro, traz mais confiança e autoestima. Para a realização da cirurgia, a paciente recebe anestesia antes das incisões para a colocação das próteses selecionadas pelo médico-cirurgião. Vale ressaltar que a mamoplastia de aumento só pode ser feita em local apropriado, como hospitais ou clínicas, a fim de garantir a segurança do procedimento. 

No período pós-operatório, a paciente precisa seguir à risca todas as recomendações exigidas pelo médico responsável para ter os melhores resultados tanto em cicatrização quanto na volta da rotina. Em geral, é recomendado o repouso absoluto nos primeiros dias, seguido de algumas semanas evitando qualquer tipo de atividade física.

Lipoaspiração

A Lipoaspiração também é um dos procedimentos cirúrgicos mais procurados pelas pacientes. A cirurgia consiste em trazer uma harmonia corporal em regiões que haja acúmulo de gordura. Em geral, os locais onde a lipoaspiração é mais realizada são as coxas, os braços, a cintura e as costas. A avaliação de um cirurgião, contudo, é indispensável antes da realização, pois a análise médica é fundamental para saber em quais regiões é necessário o procedimento, a quantidade média de gordura que deve ser retirada, além de ter um diagnóstico de possíveis riscos durante a operação.

 Os resultados iniciais provocados pela Lipoaspiração demoram algumas semanas para serem visíveis. Isso porque o trauma cirúrgico provoca inchaço momentâneo. No entanto, os resultados também dependem muito dos cuidados pós-operatórios. Por isso a paciente precisa estar atenta às recomendações do médico-cirurgião, a fim de garantir uma boa cicatrização e a melhora no inchaço. Em geral, os cuidados estão ligados ao uso da malha de compressão, à alimentação, à hidratação e ao repouso nas primeiras semanas após a cirurgia.

Cirurgia de Pálpebras

A Blefaroplastia, também conhecida popularmente como cirurgia de pálpebra, é o procedimento em que há a retirada da pele em excesso na região das pálpebras superiores, inferiores ou em ambas. Para a cirurgia, é necessário o uso de anestesia — do tipo indicado pelo médico —, pois é feita uma incisão na remoção da pele. Os resultados aparecem logo após a região ficar menos inchada devido ao trauma.

 A recuperação deve durar algumas semanas, conforme os cuidados sejam realizados. Você deverá seguir todas as recomendações médicas, tanto em relação ao uso de medicamentos quanto referente aos cuidados com a cicatrização. Normalmente, é recomendado o uso de pomadas cicatrizantes e lubrificantes, além de compressas regulares para atenuar o inchaço.

Rinoplastia

A Rinoplastia, ou Cirurgia de Nariz, como é mais conhecida, é um procedimento cirúrgico que contribui para uma melhor aparência, simetria e harmonização facial através da estruturação do nariz. Há também, caso seja necessária, a correção de dificuldades respiratórias. Após a avaliação médica e todos os preparativos para a cirurgia, a paciente é anestesiada e são feitas incisões que vão facilitar a remodelação do nariz pelo cirurgião. 

No pós-operatório, às vezes é utilizado uma espécie de tampão junto com os curativos. Ele basicamente serve para dar sustentação à nova estrutura do nariz durante o começo da cicatrização. A partir disso, depois que o inchaço diminuir, o nariz terá novos contornos, mais harmoniosos e bonitos, o que vai melhorar e muito a autoestima da paciente.

Essas são as principais cirurgias plásticas realizadas no Brasil. Você já pensou em fazer alguma delas? Agende sua consulta com o Dr. Rodrigo Wobeto aqui! Quer estar por dentro de mais conteúdos como este? Acesse o blog!