Escolha uma Página

O desejo de muitas pessoas é envelhecer sem que o corpo envelheça junto e sem aparentar os sinais da idade, principalmente no rosto. No entanto, a verdade é que, mesmo mantendo uma rotina caseira de cuidados com a pele, é difícil evitar o envelhecimento facial.

Com o passar do tempo, é natural a perda de substâncias importantes como, por exemplo, o colágeno e o ácido hialurônico, que preenchem o espaço entre as células, mantendo a pele lisa, elástica e bem hidratada, e isso tem levado muitas pessoas, principalmente quem está quase entrando na terceira idade ou já é idoso, a recorrerem a procedimentos estéticos para amenizar alguns sinais incômodos do envelhecimento.

Existem diversas opções para diferentes partes da face, como o botox, a blefaroplastia, entre outros. Veja, a seguir, como cada um deles pode ajudar você a manter um compasso entre a aparência física e um estado de espírito mais jovial.

1. Botox

Esse é um dos procedimentos mais antigos para evitar o envelhecimento facial. Conhecido como Botox, a Aplicação de Toxina Botulínica é uma técnica muito conhecida para minimizar e prevenir linhas de expressão profundas, e é o procedimento estético mais realizado no mundo. Funciona como um bloqueador muscular, aliviando o efeito das rugas dinâmicas, que são aquelas que acompanham os movimentos da face, principalmente na região da testa e olhos.

Seu efeito pode ser percebido dentro de 48 a 72 horas após a aplicação, atingindo o seu potencial máximo em cerca de duas semanas. O procedimento tem duração de 6 meses, mas dependendo da pessoa pode ser que o seu efeito comece a diminuir um pouco antes ou depois, dependendo do local, sendo preciso uma nova aplicação para a manutenção dos resultados.

2. Bichectomia

A bichectomia, ou lipoplastia facial, é outro exemplo, que tem como objetivo reduzir o volume da parte de baixo do rosto (bochechas), deixando o rosto mais fino e alongado. Neste procedimento ocorre a retirada total ou mesmo parcial de duas bolsas de gorduras presentes em cada lado da boca, entre o maxilar e a mandíbula, chamadas de “bolas de Bichat”.

O resultado é um afinamento discreto do rosto, que será percebido em aproximadamente 15 a 20 dias. A remodelação total pode ser notada em 90 dias. No entanto, é importante destacar que com o passar dos anos, o rosto começa a sofrer uma perda de gordura. Por isso, algumas pessoas que fazem esse procedimento cirúrgico podem precisar, em algum momento, de preenchimento para recuperar uma aparência mais jovial.

3. Blefaroplastia

Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética, o Brasil se tornou o país do mundo que mais faz cirurgia estética facial. Só em 2018 foram realizados 450 mil procedimentos estéticos faciais no país, sendo os de pálpebra e nariz os mais procurados. Por isso, a blefaroplastia, ou cirurgia plástica das pálpebras, é um dos procedimentos faciais mais conhecidos no Brasil, procurado por muitos homens, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

A cirurgia visa a melhorar o aspecto das pálpebras superiores e inferiores, eliminando bolsas de gordura, rugas e flacidez. De forma prática, seu objetivo é suavizar os sinais da idade na região em torno dos olhos, fazendo com que o olhar pareça mais descansado. É a cirurgia ideal para quem deseja rejuvenescer esta região do rosto!

4. Preenchimento Labial

Por fim, o destaque vai para a o preenchimento labial, um procedimento estético que tem como finalidade delinear o contorno do lábio, aumentar o volume ou até mesmo projetá-lo para frente. Além disso, corrige assimetrias e elimina rugas ao redor da boca. 

Existem três tipos de preenchimento labial: os temporários, os semipermanentes e os permanentes. Entre eles, o mais recomendado pelos especialistas é o preenchimento labial temporário feito com ácido hialurônico (AH) ou com gordura autógena, que é retirada do próprio corpo, obtida, muitas vezes, pela lipoaspiração. Em todos os casos, é importante consultar um bom profissional e seguir as recomendações indicadas pelo seu médico.

Leia também: Harmonização facial: entenda o que é o procedimento da moda

Se você deseja fazer algum desses procedimentos, agende uma consulta com o Dr. Rodrigo Wobeto. Quer saber mais? Acompanhe o nosso blog.