Escolha uma Página

Uma preocupação recorrente das mulheres que desejam ter prótese de silicone e planejam engravidar é a amamentação. Você sabe diferenciar o que é mito do que é verdade

O médico cirurgião plástico e presidente do Blanc Hospital, Rodrigo Wobeto, traz alguns esclarecimentos acerca desse tema nesta publicação. Confira e descubra se o silicone prejudica ou não as mamães que vão amamentar.

Prótese de silicone e amamentação

De acordo com o Dr. Rodrigo Wobeto, a prótese de silicone é feita de um gel coeso, o qual não vaza nem escorre. Além disso, o implante possui revestimento por outra cápsula de silicone. Você sabia?

Isso significa que, ao ser colocado corretamente por um bom cirurgião, o silicone ficará exatamente atrás da glândula mamária ou atrás do músculo peitoral ou seja, não haverá interferência na amamentação.

Troca de prótese após a gravidez

No decorrer da gestação, a maior parte das mulheres nota um aumento nas mamas. Depois do aleitamento, os seios murcham e, dependendo da anatomia e genética, podem até ficar com sobra de pele na região, independentemente de ter ou não silicone

Assim, embora a prótese permaneça intacta, a mama ficará com um formato diferente. Por isso, em alguns casos, é necessário realizar um ajuste, e isso pode ser feito sem precisar trocar o silicone. Mas esse momento pode ser aproveitado para alterar o tamanho da prótese se for de vontade da paciente, tanto para aumentar quanto para reduzir.

Colocar antes ou depois da gestação?

O Dr. Rodrigo Wobeto explica que não há certo ou errado. Você pode — e deve — submeter-se ao implante de prótese de silicone quando for importante para a sua autoestima, independente de uma futura gravidez.

Vale salientar que algumas mulheres e meninas precisam fazer redução de mama quando o desenvolvimento natural dos seios causa problemas, como, por exemplo, desvios de postura e dores na coluna. Diminuir os seios nesses casos, inclusive em adolescentes, também não prejudicará em nada a amamentação. Por isso, se for desejo da mulher engravidar no futuro, tanto a prótese de silicone quanto a redução da mama não irão atrapalhar esse momento entre mãe e filho.

Silicone e amamentação

Você sabia que prótese de silicone e redução da mama não interferem em nada na amamentação? Se ficou com alguma dúvida, envie a sua pergunta ao Dr. Rodrigo Wobeto. Deixe a sua mensagem nos comentários, que retornaremos.

Leia também:
Quiz: teste seus conhecimentos sobre toxina botulínica com Dr. Rodrigo Wobeto