Escolha uma Página

Ter dúvida entre realizar uma lipoaspiração ou uma abdominoplastia é algo muito comum, já que os dois procedimentos proporcionam resultados semelhantes, possibilitando melhorias na silhueta do corpo e eliminando os excessos de gordura e de pele da região abdominal.

Por isso, é fundamental compreender a fundo as suas necessidades e dialogar com o médico para conhecer todas as possibilidades do universo da cirurgia plástica, tendo em vista os avanços tecnológicos dos últimos anos que propiciam cada vez mais procedimentos inovadores
Tirar dúvidas e entender as diferenças entre a lipoaspiração e a abdominoplastia é fundamental para que, com o auxílio profissional, você opte pela cirurgia plástica ideal e que corresponda às suas expectativas.

Neste post, o Dr. Rodrigo Wobeto preparou um conteúdo especial para te ajudar a compreender quais são essas diferenças. Continue a leitura para conferir!

Abdominoplastia

É importante ressaltarmos que a abdominoplastia e a lipoaspiração não têm como objetivo o emagrecimento da paciente: mesmo exercendo impactos na redução das medidas do corpo, não é o foco desses procedimentos. 

Sendo assim, a abdominoplastia tem como propósito eliminar a flacidez abdominal por meio da retirada de excesso de pele e de gordura, remodelando a região e proporcionando uma barriga mais firme e delineada. Ela é recomendada para pessoas que estão dentro do peso adequado e que possuem flacidez e/ou sobra de pele no abdômen, sendo os casos mais comuns os de mulheres pós-gestação e os de indivíduos que perderam peso muito rapidamente. 

A recuperação do procedimento requer cuidados como fazer repouso absoluto por pelo menos 2 semanas, usar cinta pós-cirúrgica, evitar esforço físico e ter muita cautela em relação à postura, seja ao andar ou ao dormir.

É fundamental seguir as recomendações médicas para uma boa recuperação e para conquistar o resultado desejado. As cicatrizes da abdominoplastia costumam ser mais aparentes do que as da lipo; porém, os resultados podem ser observados após 6 meses e certamente vão fazer com que todo o processo tenha valido muito a pena.

Lipoaspiração

Já a lipoaspiração visa à retirada de gordura localizada, podendo ser realizada em diferentes partes do corpo, como barriga, braços, coxas, costas e flancos. Esse procedimento é indicado para pacientes que estão com peso ideal, mas têm gordura acumulada em alguma região específica. 

Assim como qualquer outra cirurgia, a lipoaspiração demanda o conhecimento prévio sobre o estado de saúde geral da paciente, sendo requisitados pelo cirurgião exames pré-cirúrgicos.

As cicatrizes são discretas, visto que o procedimento é feito por meio de uma incisão muito pequena e, normalmente, em regiões em que elas ficam facilmente escondidas. Os resultados podem ser totalmente observados após 3 meses (dependendo, em grande medida, dos cuidados durante o período de recuperação).

Boa alimentação, hidratação e repouso nas primeiras 2 semanas são algumas das medidas que garantirão uma recuperação plena e o sucesso do procedimento. 

É fundamental conversar com um especialista e expressar as suas insatisfações para, desse modo, definir a cirurgia plástica mais adequada para você. A escolha do procedimento ideal certamente acarretará melhorias no seu bem-estar e na sua autoestima.

Conte com a experiência do Dr. Rodrigo Wobeto e agende uma consulta para esclarecer as suas dúvidas. Siga acompanhando o blog para ler mais conteúdos!