Para realizar uma cirurgia plástica, não há nenhuma contraindicação em relação ao período do ano. Um procedimento seguro e de qualidade vai depender, principalmente, da capacidade do cirurgião e dos cuidados no pré e no pós-operatório. No entanto, existem, sim, algumas vantagens para a paciente quando se escolhe realizar uma cirurgia no inverno.
Não à toa, de acordo com a Sociedade Brasileira Cirurgia Plástica (SBCP), há um aumento significativo de até 50% da procura por procedimentos cirúrgicos durante os meses de inverno. Mas quais são, de fato, as vantagens para se fazer uma cirurgia neste período? Bom, neste post, o Dr. Rodrigo Wobeto vai explicar com mais detalhes por que é mais interessante para a paciente realizar uma plástica nos meses mais frios. Vamos conferir!?
Melhor Planejamento
A eficiência e a segurança de uma cirurgia plástica passam, claro, por um planejamento adequado, a fim de garantir, sobretudo, um pós-operatório satisfatório. Justamente por isso, os meses de inverno são mais procurados pelas pacientes, por conta da possibilidade de se programar melhor para o período após a cirurgia.
No inverno, há o período de férias escolares, o que facilita para as pacientes que têm filhos. Além disso, para pacientes que estão na faculdade, por exemplo, o tempo de recesso, que em geral é de um mês, é suficiente para uma recuperação plena. Assim, o período necessário de repouso para um bom pós-operatório pode ser melhor aproveitado durante as férias.
Outro fator importante em relação ao planejamento é que, ao realizar a cirurgia plástica durante o inverno, a paciente já vai estar totalmente recuperada no verão, período em que se busca uma melhor forma para o corpo, além de ter uma maior exposição ao sol e à água do mar.
Vantagens das temperaturas mais baixas
As temperaturas mais amenas também trarão mais conforto para o pós-operatório se comparado ao clima mais quente do verão. Ficar em repouso, por exemplo, é muito mais cômodo quando as temperaturas estão agradáveis do que quando estão mais elevadas.
Além disso, várias cirurgias plásticas requerem o uso de acessórios durante o pós-operatório, como ataduras, cintas e sutiãs especiais. Agora, imagine utilizar todos esses apetrechos durante os meses de calor intenso? Sem dúvida, pode ser menos confortável. Quando a paciente realiza uma Lipo HD, por exemplo, em que é necessário o uso da cinta modeladora após o procedimento, é muito mais cômodo durante o inverno, além de ficar mais discreta embaixo das roupas.
Com as temperaturas mais baixas, o inchaço também diminui, o que pode levar a um processo de recuperação mais rápido. Isso porque as altas temperaturas dilatam os vasos sanguíneos e favorecem a retenção de líquidos, que provoca o inchaço. Além disso, as temperaturas mais baixas podem contribuir para um menor desconforto no pós-operatório.
Menos exposição ao sol
No inverno, a incidência dos raios solares também é menor, o que traz muitas vantagens no processo de cicatrização. Isso porque o sol pode manchar as cicatrizes e deixar marcas permanentes. Além disso, por conta das temperaturas mais baixas e de menor exposição ao sol, é mais fácil manter a hidratação, facilitando a saúde da pele para uma total recuperação.
Para realizar uma cirurgia plástica segura e capaz de aumentar a confiança e a autoestima da paciente, o período da realização do procedimento não interfere. No entanto, as vantagens com o pós-operatório durante os meses mais frios facilitam a recuperação. Converse com seu cirurgião, estude com ele sua situação e escolha o melhor mês para realizar a cirurgia plástica que você deseja. Para mais detalhes, agende uma consulta com o Dr. Rodrigo Wobeto. Quer saber mais? Acesse nosso blog!
Leia mais: 4 cuidados que você deve ter no pós-operatório
Veja as 7 principais dúvidas sobre lipoaspiração HD
Comentários