O Brasil é o segundo país que mais realiza cirurgia plástica no mundo, ficando atrás apenas dos Estado Unidos. Segundo um estudo da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética, os procedimentos cirúrgicos cresceram 5% no país no últimos 2 anos. Além das cirurgias no corpo, diversas pacientes procuram também aprimorar a estética do rosto, visando a melhorar a confiança e a autoestima.
Diversas técnicas feitas pelos cirurgiões têm como objetivo modificar tanto o tamanho quanto o formato de partes do rosto, como orelhas, nariz e a região em volta dos olhos, mas você conhece quais são as mais procuradas? Neste post, o Dr. Rodrigo Wobeto vai explicar com mais detalhes sobre as principais cirurgias plásticas faciais. Confira!
1. Blefaroplastia
A blefaroplastia, também conhecida como cirurgia de pálpebras, é um procedimento que tem como objetivo melhorar a aparência das pálpebras superiores, inferiores ou ambas. Além de trazer um aspecto rejuvenescido, em alguns casos, a blefaroplastia também melhora a visão da paciente.
Para retirar o excesso de pele e de gordura das pálpebras, o cirurgião faz pequenas incisões em locais estratégicos, onde as cicatrizes ficam bem escondidas, a fim de remodelar a região. Os resultados do procedimentos aparecem em algumas semanas, logo após a cicatrização e a diminuição do inchaço.
Leia também: Entenda o que é blefaroplastia, a plástica feita nos olhos
2. Rinoplastia
A rinoplastia, mais popularmente conhecida como cirurgia de nariz, é uma das mais procuradas nos consultórios médicos. O procedimento melhora o formato do nariz, deixando-o com um aspecto natural e harmônico em relação ao rosto. Além disso, a rinoplastia pode restaurar anormalidades da estrutura, contribuindo também com a melhora da respiração.
Durante o processo cirúrgico, a paciente é submetida à anestesia, que vai depender da indicação do cirurgião. Então, o médico realiza a remodelação do nariz de acordo com a necessidade da paciente, seja para aumentá-lo, diminuí-lo ou apenas alterar o formato. Os resultados são visíveis após a retirada dos curativos, tampões e da diminuição do inchaço seguida da cicatrização completa.
3. Otoplastia
Outra cirurgia muito realizada no Brasil é a otoplastia, que consiste em corrigir o tamanho, o formato e a posição das orelhas. O procedimento traz a melhora da proporção das orelhas e deixa o rosto muito mais harmônico, restaurando a confiança e a autoestima de muitos pacientes.
Em alguns casos, como de pacientes com a chamada orelhas em abano, os resultados são perceptíveis muito rapidamente após as correções do cirurgião. Em geral, aparecem logo após a remoção dos curativos e acessórios que ajudam na sustentação da nova forma das orelhas. As cicatrizes ficam imperceptíveis, uma vez que as incisões são realizadas nas dobras atrás das orelhas.
4. Ritidoplastia
A ritidoplastia nunca é lembrada por esse nome. Conhecido por lifting facial, o procedimento visa ao rejuvenescimento do rosto, agindo nos traços de envelhecimento. A ritidoplastia melhora, principalmente, a flacidez no terço médio do rosto, abaixo das pálpebras e nas linhas que vão do nariz à boca, além de reconfigurar o tônus muscular e os excessos de gordura.
A recuperação se dá de forma gradual após a diminuição do inchaço local e dos hematomas. Em geral, os resultados já são notados com mais clareza a partir de duas semanas após a cirurgia, trazendo uma aparência renovada, com mais jovialidade e com um aspecto mais descansado.
Essas são algumas das principais cirurgias plásticas feitas no rosto. As técnicas auxiliam na melhora da autoestima e na qualidade de vida das pacientes. Procure um médico de confiança para a realização de qualquer procedimento cirúrgico e siga todas as recomendações para garantir os melhores resultados com muita segurança.
Quer mais detalhes sobre essas e de outras cirurgias plásticas? Agende uma consulta com o Dr. Rodrigo Wobeto aqui! Quer saber mais? Acompanhe o nosso blog!
Leia mais: 4 procedimentos que podem evitar o envelhecimento facial
Comentários