A rinoplastia, popularmente conhecida como cirurgia do nariz, é um procedimento cirúrgico versátil, atuando tanto como resolução estética quanto como medida funcional. Uma das mais procuradas nos consultórios médicos, a rinoplastia melhora a aparência e o formato do nariz, conferindo um rosto mais harmônico ao paciente. Além disso, pode corrigir problemas respiratórios acarretados por irregularidades estruturais.
Se você está pensando em fazer uma rinoplastia, neste post, o Dr Rodrigo Wobeto vai apresentar mais detalhes sobre essa cirurgia. Vamos conferir!?
Afinal, como é feita a rinoplastia?
Antes de mais nada, claro, o desejo de melhorar a aparência do nariz deve ser discutido com um cirurgião-plástico durante a consulta. Assim, o paciente pode avaliar os resultados, as expectativas e, a partir disso, realizar a preparação para a rinoplastia, como fazer exames de laboratório, ajustar medicamentos dos quais se faz uso e parar de fumar, caso haja o hábito.
Depois das instruções prévias feitas pelo médico e da preparação realizada pelo paciente, chega o dia da cirurgia. Como é feito o procedimento? Bom, a rinoplastia tem duração média de 2 horas e é dividida em 5 etapas:
Anestesia
A primeira etapa, claro, é a anestesia, quando o médico administra os medicamentos necessários para trazer conforto ao paciente durante todo o procedimento cirúrgico. A escolha pelo melhor tipo de anestésico vai depender de cada caso e da indicação do profissional.
Incisão
A segunda etapa é destinada à realização das incisões. O cirurgião, em geral, tem duas opções: por meio interno, cuja incisão é realizada dentro do nariz; ou por meio externo, através de uma delicada incisura na columela, tecido que cobre a divisão entre as narinas. Assim, o cirurgião consegue levantar os tecidos que cobrem a estrutura do nariz.
Remodelação
A terceira parte é, justamente, a que vai trazer modificações à estrutura do nariz, proporcionando a harmonização facial de acordo com o desejo do paciente. Nesta etapa, a remodelação consiste na retirada de partes salientes da cartilagem que compõem a formação nasal. Há também a possibilidade de aumentar o tamanho do nariz por meio de cartilagem enxertada de outras partes do corpo, como orelhas, costelas ou do próprio nariz.
Correção do desvio do septo
Nesta etapa, o cirurgião corrige o desvio do septo e eventuais saliências no interior do nariz, a fim de melhorar o processo respiratório.
Fechamento das incisões
Por fim, chega-se na última etapa, momento em que o cirurgião fecha as incisões após o procedimento de esculpir a estrutura do nariz. Passada essa etapa da cirurgia, o médico realiza os curativos necessários para a recuperação do paciente.
Recuperação da rinoplastia
Após cumprir todas as etapas da rinoplastia, o cirurgião aplica no paciente uma série de curativos para a cicatrização ocorrer de forma segura e alcançar os resultados esperados. Moldura de gesso, tampão interno e curativo com micropore são utilizados, a fim de dar sustentação ao novo formato do nariz e proteger a recuperação dos tecidos.
As incisões, em geral, cicatrizam em 2 semanas. No entanto, o inchaço pode persistir por alguns meses, o que significa que os cuidados devem permanecer. Na etapa da recuperação, é muito importante que o paciente siga todas as recomendações do médico em relação ao repouso, à medicação e à alimentação. Em uma média de 6 meses o resultado final aparece.
Indicações
A rinoplastia é realizada em pacientes de ambos os sexos, a partir do crescimento facial completo, em geral, por volta dos 13 anos. É necessário estar fisicamente saudável, não ser tabagista e, claro, ter uma expectativa realista em relação à cirurgia. É uma decisão pessoal, mas, sem dúvida, deve ser discutida com um profissional competente para avaliar o potencial dos resultados e a melhor época para ser realizado o procedimento.
Autoestima renovada
Quando realizada para fins estéticos, a rinoplastia produz resultados muito satisfatórios, o que, muitas vezes, acaba transformando a vida dos pacientes. Com um nariz remodelado e adequado à estrutura do rosto, a autoestima se renova, trazendo mais confiança, bem-estar e qualidade de vida a quem submete-se ao procedimento.
Antes de submeter-se a qualquer procedimento, você deve buscar um profissional competente e experiente em cirurgia plástica. Assim, você garante resultados incríveis, com muita segurança. O Dr. Rodrigo Wobeto é especialista em cirurgia plástica há mais de 14 anos e tem como missão impulsionar a autoestima e a qualidade de vida de seus pacientes. Entre em contato, aqui, para esclarecer mais dúvidas!
Gostou das nossas dicas? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de mais conteúdos sobre saúde e bem-estar!
Comentários