Após a realização de um procedimento estético, a conquista dos resultados desejados está atrelada também aos cuidados tidos durante o processo de recuperação. Repouso e boa alimentação são algumas medidas básicas para que o corpo se recupere plenamente e para que os resultados sejam potencializados.
Além desses cuidados, você sabia que existem procedimentos que auxiliam no aperfeiçoamento dos resultados e que trazem benefícios ao paciente? É preciso, contudo, que o médico-cirurgião avalie qual é o procedimento mais adequado, bem como quanto tempo deve-se aguardar para que haja segurança na sua realização.
Vamos conhecer quais são eles? Confira o conteúdo exclusivo que o Dr. Rodrigo Wobeto preparou com 5 procedimentos que melhoram os resultados no pós-operatório!
Drenagem linfática
O primeiro deles é a drenagem linfática. Após a realização de uma cirurgia plástica, os canais linfáticos, responsáveis pelo escoamento dos líquidos e das toxinas do corpo são danificados, o que pode acarretar inchaço, acúmulo de líquido (seroma) e fibroses (nódulos) durante o processo de recuperação.
A drenagem linfática é uma técnica de terapia corporal que visa à redução dessas adversidades, promovendo a desintoxicação do organismo e a eliminação de líquidos acumulados. O procedimento resulta em uma recuperação com menos dores, hematomas e inchaço, além de reforçar o sistema imunológico, que também pode ser afetado após uma cirurgia.
Podendo ser recomendada após a realização de qualquer cirurgia plástica, a drenagem linfática é geralmente indicada depois de lipoaspiração, abdominoplastia, mamoplastia e lifting.
Taping
O taping diz respeito a uma técnica que utiliza bandagens elásticas que, em procedimentos médicos, têm como objetivo a redução do espaço entre os tecidos que sofreram com a incisão cirúrgica. Entre os seus benefícios está a prevenção da formação de edemas, seromas e hematomas, proporcionando mais conforto e segurança ao paciente durante a fase de recuperação.
O taping intraoperatório consiste na aplicação das bandagens imediatamente após a cirurgia, diminuindo consideravelmente o surgimento de hematomas, aliviando as dores e potencializando os resultados. A bandagem elástica deve permanecer no corpo do paciente de 5 a 7 dias, sendo retirada apenas em consultório médico.
Ainda é possível a aplicação do taping no pós-operatório, o que previne a abertura de pontos, evita o aparecimento de cicatrizes hipertróficas e auxilia no aspecto das cicatrizes. Trata-se de um importante aliado para se recuperar de cirurgias plásticas; é preciso lembrar, porém, que o taping deve ser aplicado apenas com autorização médica e por profissionais capacitados.
Massagens relaxantes
Não apenas são excelentes para tratar casos de dor, ansiedade e estresse como também promovem a oxigenação da pele, melhorando a circulação sanguínea e fortalecendo o sistema imunológico.
Ou seja, as massagens relaxantes trazem muitos benefícios para o paciente que está se recuperando de uma cirurgia plástica, pois auxiliam na eliminação de toxinas e estimulam a circulação de oxigênio e nutrientes no organismo.
Exercícios de fortalecimento muscular
A depender da cirurgia plástica realizada, os exercícios de fortalecimento muscular potencializam os resultados. É fundamental, no entanto, respeitar o período de repouso necessário e ter uma recomendação médica.
O fortalecimento muscular auxilia na proteção das articulações e promove o aumento do metabolismo durante o repouso. Também é responsável pela manutenção da definição muscular resultante de cirurgias de contorno corporal, como a lipoaspiração e a lipoescultura.
Em qualquer fase da vida, a prática de atividades físicas é essencial para o andamento de uma vida de qualidade, tornando-se ainda mais fundamental para um pós-operatório eficiente e para a obtenção de resultados satisfatórios.
Acupuntura
Essa técnica milenar advém da China e consiste no estímulo de pontos específicos do corpo por meio da aplicação de agulhas com o objetivo de tratar doenças e proporcionar um melhor funcionamento do organismo.
Após uma cirurgia plástica, a acupuntura promove uma série de benefícios, já que atua no tratamento de edemas, hematomas e dores, garantindo, assim, um pós-operatório mais confortável ao paciente.
Algumas sessões de acupuntura podem acarretar diminuição no tempo de recuperação, no uso de medicamentos e na incidência de complicações pós-cirúrgicas. Além desses benefícios, o procedimento é capaz de promover mais tranquilidade e bem-estar, fatores essenciais para uma recuperação de qualidade, o que, sem dúvida, terá impactos positivos no resultado final da cirurgia plástica realizada.
Existem diversos procedimentos aliados às cirurgias plásticas para a obtenção de resultados excelentes, podendo ser recomendados para melhorar os efeitos cirúrgicos.
Quer saber mais? Agende uma consulta com o Dr. Rodrigo Wobeto e siga acompanhando o blog para ler conteúdos exclusivos sobre cirurgia plástica e saúde!
Comentários