Você já ouviu falar de um procedimento chamado otoplastia?
Também conhecida como a cirurgia das orelhas, a otoplastia pode ser realizada tanto por motivos estéticos quanto funcionais e garante a harmonização entre as orelhas e o rosto, podendo contribuir significativamente para a melhora da autoestima do paciente.
Apesar de ser muito realizada no Brasil, ela ainda desperta muitas dúvidas entre os interessados no procedimento. Por isso, neste blogpost, o Dr. Rodrigo Wobeto irá esclarecer tudo sobre a cirurgia de Otoplastia. Acompanhe a leitura!
Quando é indicada?
A cirurgia corrige assimetrias na forma, no tamanho e/ou na posição das orelhas. Sua realização é comum em orelhas proeminentes, isto é, com tamanho acima do normal (macrotia ou “orelhas de abano”), bem como em casos de más-formações e sequelas de traumas que possam causar prejuízos funcionais ao paciente, como captação e amplificação dos sons.
Ou seja, havendo qualquer insatisfação ou incômodo, a Otoplastia é recomendada.
Em que idade pode ser feita?
As orelhas têm o seu tamanho final estabelecido entre os 5 e 7 anos de idade, sendo fundamental aguardar o desenvolvimento completo do órgão para a realização do procedimento. A avaliação médica é sempre necessária para a execução da cirurgia plástica, sobretudo nessa fase da vida. É importante reforçar, ainda, que não existe uma idade máxima, visto que a cartilagem pode ser modelada a qualquer momento.
Quais são os cuidados pré-operatórios?
Antes da realização do procedimento, é importante realizar uma avaliação geral do estado de saúde do paciente. Isso inclui exames laboratoriais, bem como prescrição ou ajuste de medicamentos, caso o candidato à cirurgia utilize algum. No caso de adultos, é importante evitar hábitos nocivos à saúde, como o tabagismo e o consumo de álcool, bem como o uso de aspirinas, de anti-inflamatórios e de alguns medicamentos naturais, pois eles podem aumentar o sangramento durante o processo cirúrgico.
Como funciona a cirurgia?
É importante conhecer o local onde a cirurgia será realizada, pois deve ser um ambiente seguro, confortável, autorizado pela vigilância sanitária e com equipamentos adequados e equipe treinada. O Blanc Hospital, por exemplo, é especializado em cirurgias e conta com toda a estrutura necessária, sendo um dos locais de atuação do Dr. Rodrigo Wobeto.
O procedimento é realizado, normalmente, com anestesia local e com o paciente sedado. Dura, em média, 1 hora. O tempo de internação pode variar de 4 a 8 horas, dependendo do tipo de anestesia aplicada e da recuperação do paciente.
Cuidados necessários no pós-operatório
Após a cirurgia, é fundamental tomar alguns cuidados e seguir as recomendações médicas, a fim de obter melhores resultados e evitar complicações. Bandagens e/ou curativos serão aplicados ao término do procedimento para garantir a proteção do local e a sustentação da nova posição da orelha. Pode haver a necessidade do uso de uma faixa de lycra para manter o local fechado por até 30 dias.
Outras recomendações podem ser propostas de acordo com cada caso, a exemplo do uso de medicamentos para aliviar possíveis dores, auxiliar na cicatrização e diminuir as chances de infecção.
É normal se sentir desconfortável e ter coceiras no local operado, porém é importante manter os curativos intactos para não causar intercorrências. Isso também vale para as horas de sono, visto que deve-se evitar dormir sobre a orelha por aproximadamente 3 semanas.
Resultados e recuperação
Os resultados da otoplastia são quase imediatos, podendo ser percebidos logo após a retirada dos acessórios que sustentam o novo formato do órgão. Devido à posição e ao formato da orelha, as cicatrizes cirúrgicas pouco aparecem, conferindo um resultado ainda mais satisfatório.
O retorno às atividades também pode variar de acordo com o caso e com a idade do paciente. É recomendado que as crianças voltem à escola 7 dias após a cirurgia e que adultos retomem a rotina profissional em 2 dias.
Converse com o médico sobre a necessidade de realizar a otoplastia e procure melhorar o seu bem-estar e a sua autoestima. Conte com a experiência em cirurgias plásticas do Dr. Wobeto e agende uma consulta para esclarecer as suas dúvidas.
Para ler mais conteúdos como este, siga acompanhando o site e o blog!
Comentários