A cirurgia plástica é um tipo de procedimento que visa ao bem-estar e ao aumento da autoestima e da qualidade de vida dos pacientes. Ela se relaciona não só com a parte estética, mas também com questões físicas e até psicológicas.
Quer descobrir mitos e verdades que envolvem a cirurgia plástica? Acompanhe este conteúdo do blog do Dr. Rodrigo Wobeto e saiba mais sobre o assunto.
- Cirurgia plástica não exige preparação
Mito. Apesar de serem conhecidas como cirurgias eletivas, elas funcionam como qualquer outro procedimento, exigindo revisão completa da saúde do paciente. O conhecimento do histórico médico, a realização de exames, a suspensão de medicamentos e, às vezes, até o acompanhamento com outros profissionais da saúde antes da cirurgia se fazem necessários.
2. Os resultados finais só aparecem entre 6 meses e 1 ano após a cirurgia
Verdade. Por conta de uma série de fatores, que vão desde a particularidade do organismo de cada um até questões normais do período de recuperação, como inchaço e edemas, os resultados finais das cirurgias costumam aparecer somente depois de 6 meses, podendo se estender até 1 ano após o procedimento. Seguir as recomendações pós-operatórias e ter paciência é fundamental para que o corpo se acostume com essa nova experiência.
3. Todas as pessoas podem fazer cirurgia plástica
Mito. Para ser considerado apto a uma cirurgia plástica é preciso estar bem sob o ponto de vista físico e psicológico. Assim, questões como sedentarismo e hábitos prejudiciais, como tabagismo e alcoolismo, além da presença de doenças como obesidade, hipertensão ou diabetes, quando não controladas, bem como transtornos psicológicos, podem ser impeditivos para a realização do procedimento ou podem afetar de forma negativa os resultados.
4. Mulheres fazem mais cirurgias do que os homens
Verdade. Em termos proporcionais, o número de mulheres que fazem cirurgias plásticas ainda é bem superior ao de homens. Entretanto, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), nos últimos 5 anos, a busca de homens por procedimentos estéticos cresceu 30%, passando de 72 mil para 276 mil por ano.
5. As cirurgias plásticas são definitivas
Mito. Apesar de serem procedimentos com resultados satisfatórios, eles só serão preservados se os pacientes se comprometerem a mantê-los, adequando seu estilo de vida com hábitos de alimentação saudável e com a prática regular de exercícios físicos de forma perene. Portanto, não é aconselhável encarar a cirurgia como algo definitivo, mas, sim, como o início de uma nova etapa, com muito mais saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Gostou de saber um pouco mais sobre mitos e verdades que envolvem as cirurgias plásticas? Aqui, no blog do Dr. Wobeto, você encontra as melhores dicas e informações sobre esse universo. Continue nos acompanhando.
Leia também: Autoestima: como a cirurgia plástica pode ajudar você?
Comentários