Talvez você já tenha se deparado alguma vez com o termo blefaroplastia — que pode soar no mínimo estranho à primeira vista. Porém, o procedimento é bem mais simples do que o nome faz parecer. A famosa cirurgia plástica feita nos olhos é bastante popular, sendo realizada tanto no público feminino quanto masculino. Neste post, explicamos a você o que é a blefaroplastia. Continue lendo.
O que é blefaroplastia?
A blefaroplastia é uma cirurgia plástica, na maior parte dos casos estética, cujo objetivo é a retirada da pele excedente da região dos olhos, da pálpebra superior e/ou inferior. Apesar de ser feito em uma região sensível do corpo, é um procedimento bastante simples e com tempo curto de duração, entre 30 a 60 minutos. É uma cirurgia ambulatorial, normalmente feita com anestesia local.
Por que as pessoas buscam a blefaroplastia?
Com o envelhecimento da epiderme, a tendência natural é que a pele perca uma porcentagem da sua gordura e tenda a ficar mais flácida e com o aspecto “caído”. Na região dos olhos não é diferente. As pálpebras tendem a ficar enrugadas, dando ao olhar um aspecto cansado.
Essa questão, no entanto, não é somente estética. Em alguns casos, a blefaroplastia age como uma cirurgia plástica reparadora, uma vez que esse decaimento da pálpebra pode, inclusive, prejudicar a visão em casos mais extremos.
Como é realizada a blefaroplastia?
Antes da realização do procedimento, é necessário que você procure um cirurgião plástico para entender o seu caso, se há viabilidade e mesmo a necessidade da cirurgia. Em caso positivo, serão realizados os exames prévios e deverá haver o acompanhamento e consentimento de um oftalmologista.
O procedimento em si começa com a demarcação da área que deverá ser retirada. Quando a blefaroplastia é realizada na pálpebra superior, é feita uma incisão no meio da pálpebra, enquanto na pálpebra inferior é realizada abaixo das pestanas. Dessa forma, a cicatriz acompanhará a linha da dobra do olho e a região de sombra, respectivamente. A blefaroplastia promove não somente a retirada da pele, mas também de gordura e músculo da região.
Blefaroplastia: o pós-operatório
Mesmo se tratando de um pós-operatório simples, o paciente pode sentir dores após a cirurgia. É comum que a região fique arroxeada e que haja inchaço pelo menos nos três primeiros dias. Isso pode ser prevenido com o uso de bolsas de gelo ou compressas frias. O afastamento das atividades de trabalho e rotineiras é, normalmente, de uma semana e os pontos também são retirados neste período de tempo. Se surgir qualquer dúvida, procure e converse com seu cirurgião.
Gostaria de conversar com o Dr. Rodrigo Wobeto para fazer uma avaliação? Deixe uma mensagem nos comentários ou fale conosco através do WhatsApp.
Obrigada pelas informações sobre blefaroplastia.
Na verdade é uma pergunta.
Essa cirurgia pode ser feita junto com uma rinoplastia? No mesmo dia?
Olá, Lucas! É possível fazer cirurgias associadas como essa, porém, é importante marcar uma avaliação. Agende através do WhatsApp (51) 9568-9266. Obrigado!
Quero muito fazer blefaroplastia (cirurgia plástica nas pálpebras dos meus olhos) para rejuvenescer um pouco a minha aparência, já que o meu marido PEDRO ROGLIO é 12 anos mais jovem do que eu… Assim disfarço um pouco a minha idade! hehehe
BETINA KOPPER
Ivoti/RS