Escolha uma Página

Muitos pacientes me procuram para se submeterem a cirurgias de lipoaspiração. E não há problema algum nisso, afinal, como falei várias vezes aqui no blog, a cirurgia plástica é uma aliada na construção ou recuperação da autoestima e do bem-estar

Isso, claro, considerando que a pessoa esteja em adequadas condições de saúde física e psicológica. Contudo, do mesmo jeito que procurar a lipoaspiração para tratar obesidade é um contrassenso, procurar a cirurgia plástica para aperfeiçoar as formas do corpo sem aliá-la a uma boa alimentação e a uma rotina de exercícios é infrutífero. 

A lipoaspiração pode dificultar o aumento de peso, mas não impede totalmente a volta da gordura se o paciente não se exercitar e se alimentar corretamente depois. Para ajudar você, que é leitor do meu blog e se interessa pelo assunto, preparei neste artigo uma explicação sobre o que é a gordura corporal. 

Vamos começar entendendo o que são os tecidos de gordura?

Adipócitos são as chamadas células de gordura. Compostas por triglicerídios, que são a união de três ácidos graxos livres (AGL) ligados a uma molécula de glicerol, elas localizam-se abaixo da pele, sob a derme, ou seja, na região também conhecida como subcutânea. 

O tecido gorduroso distribui-se em duas camadas, uma mais profunda (a lamelar) e uma mais superficial (a areolar). Quando você engorda, há um aumento de ambas, mas principalmente da lamelar

Por que lipoaspiração perde efeito sem boa dieta e exercícios?

Durante a lipoaspiração são retiradas células de gordura de algumas áreas do corpo, mas isso não altera o metabolismo do paciente nem a capacidade de engordar ou emagrecer. 

Nos locais em que células de gordura foram removidas, conforme a pessoa engorda, as células restantes mantêm sua capacidade de aumento de volume da área modelada. Por isso, sem disciplina, ainda mais se a sua genética facilita o ganho de peso, o perímetro corporal aumenta de volume. E isso, claro, compromete o resultado obtido com a lipoaspiração.

lipoaspiração

Lembre-se sempre de manter uma rotina de exercícios com um profissional de educação física e de cuidar da alimentação com ajuda de um nutricionista. Se deseja melhorar o contorno do corpo para reduzir o manequim por meio da lipoaspiração, mas ainda tem dúvidas, marque uma avaliação. 

Venha ao consultório para avaliarmos o que é mais indicado no seu caso. Espero que você tenha gostado deste artigo. Siga lendo, comentando e mandando perguntas em outras publicações!

Um abraço!
Rodrigo Wobeto

Leia também: Lipoaspiração 3D: a plástica que deixa o abdômen trincado