Lipoaspiração é um procedimento seguro, mas é preciso seguir à risca as orientações de preparação — ou seja, de pré-operatório. Assim, você contribui significativamente para uma recuperação tranquila e para melhores resultados.
Mas quais são as principais recomendações? O médico, cirurgião plástico e presidente do Blanc Hospital, Rodrigo Wobeto, traz, neste post, 5 cuidados pré-operatórios necessários. Deseja submeter-se a uma lipoaspiração? Confira.
Evite alguns medicamentos
Para prevenir coagulações sanguíneas e diminuir os hematomas, não fazer uso de alguns fármacos é substancial. Deve-se evitar, por exemplo, ácido acetilsalicílico (como AAS, Aspirina e Buferin), anti-inflamatórios não hormonais (como Voltaren e Cataflan) e fórmulas para emagrecimento.
Cuidado com o fumo e álcool
O cigarro traz consequências sérias à saúde, as quais você certamente já sabe. No caso do pré-operatório da lipoaspiração, lembre-se de que o tabagismo piora a circulação e oxigenação do sangue, o que aumenta o risco de trombose e embolia pulmonar. Fique sem fumar por, pelo menos, 14 dias. Sobre o álcool, não consuma na semana antecedente à cirurgia.
Dê atenção ao período menstrual
Para as mulheres, especificamente, a menstruação não é um impeditivo para a realização da cirurgia. O único adendo do Dr. Wobeto é em relação à qualidade do ciclo. Se ele estiver desregulado, pode ser um sinal de alteração hormonal. Se estiver atrasado, é importante descartar qualquer suspeita de gravidez.
Informe o médico sobre gripes, resfriados e infecções
Muitos preferem o outono e o inverno para fazer uma lipo. Sabe-se que nessas estações a circulação dos vírus que causam gripes e resfriados aumenta. Por isso, a qualquer sinal de resfriado, gripe, conjuntivite, herpes ou infecções na semana anterior, comunique ao seu médico. Dependendo do caso, o procedimento cirúrgico deverá ser transferido até a resolução do processo infeccioso.
Pesquise sobre o cirurgião
Buscar indicações é importante, mas vá além. Procure informações sobre a carreira, a atividade profissional e a formação do profissional. Informe-se sobre a legislação: para atuar como cirurgião plástico, o médico deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a instituição responsável pela formação dos médicos cirurgiões plásticos de todo o país.
Esses são os principais cuidados quanto ao pré-operatório, mas siga todas as orientações do seu médico além dessas. Estando com tudo em dia, temos certeza de que você ficará satisfeito com o resultado e terá uma excelente recuperação!
- Conheça mais sobre o Dr. Rodrigo Wobeto neste link.
Comentários